HIV / AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma condição crônica, potencialmente fatal, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Ao danificar o sistema imunológico, o HIV interfere na capacidade do organismo de combater os organismos causadores de doenças.

O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (IST). Ele também pode ser transmitido pelo contato com sangue infectado ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. Sem medicação, pode levar anos até que o HIV enfraqueça seu sistema imunológico ao ponto de ter AIDS.

Não há cura para o HIV / AIDS, mas existem medicamentos que podem retardar dramaticamente a progressão da doença. Essas drogas reduziram as mortes por AIDS em muitos países desenvolvidos.

Sintomas

Os sintomas do HIV e da AIDS variam, dependendo da fase da infecção.

  • Infecção primária (HIV agudo)
  • A maioria das pessoas infectadas pelo HIV desenvolve uma doença semelhante à gripe dentro de um mês ou dois após o vírus entrar no corpo. Esta doença, conhecida como infecção primária ou aguda pelo HIV, pode durar algumas semanas. Possíveis sinais e sintomas incluem:

    • Febre.
    • Dor de cabeça.
    • Dores musculares e dores nas articulações.
    • Erupção cutânea.
    • Dor de garganta e feridas na boca.
    • Glândulas linfáticas inchadas, principalmente no pescoço.

    Esses sintomas podem ser tão leves que você nem percebe. No entanto, a quantidade de vírus na corrente sanguínea (carga viral) é bastante alta neste momento. Como resultado, a infecção se espalha mais facilmente durante a infecção primária do que durante o próximo estágio.

    Diagnóstico

    Em todos os casos, a infecção pelo HIV pode ser detectada em, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no material coletado. Esse período é chamado de janela imunológica.

    Quando ver um médico

    Se você acha que pode ter sido infectado pelo HIV ou corre o risco de contrair o vírus, consulte um médico o mais breve possível.